7 Passos para vender muito pelo WhatsApp: Especialista ensina como fazer

CEO da Startup Vendah explica como microempreendedores podem usar os recursos do app para potencializar os negócios.

Um estudo feito pela JET em parceria com o E-Commerce Brasil revelou que o WhatsApp é o canal mais utilizado pelas marcas na hora de se comunicarem com os clientes (41,9%). As vendas digitais acontecem cada dia mais e o Whatsapp tem a vantagem de permitir uma proximidade maior do vendedor com o cliente e uma facilidade. Não é preciso instalar nenhum novo aplicativo que ele já não usa, por isso é um método bem eficiente. 

Para dar dicas de como melhorar sua performance, convidamos o especialista da Vendah, Luis Felipe Franco, cofundador e CEO da startup que nasceu para democratizar o acesso à renda e usa como ferramenta principal de divulgação o WhatsApp. O executivo separou sete dicas de como os vendedores podem potencializar seus negócios utilizando corretamente o WhatsApp e seus recursos. 

O especialista em vendas diretas elaborou um passo a passo com 7 etapas. Confira! 

1. Atualize seu status com frequência

Deixe claro que você está vendendo produtos naquele canal. Pense que todo espaço livre para escrever e postar é útil para divulgação. Muitas pessoas que entram em contato com o seu número não sabem o que você vende e esta é uma oportunidade de contar.

Acredite: o status atualizado pode te ajudar muito! Portanto, atualize periodicamente – pode ser todo mês ou a cada 3 meses, por exemplo. A periodicidade varia de acordo com a necessidade e particularidades do que você vende. 

2. Disponibilize links e catálogos

Ainda falando sobre o status, coloque um catálogo ou link para a sua página. Use palavras ou frases curtas que despertem o interesse de quem está lendo, por exemplo: “Tudo para a sua casa aqui neste link”.

Assim, você cria facilidades para seus compradores atuais e potenciais. 

3. Nome e Foto fazem a diferença

Uma boa ideia é colocar a logomarca dos produtos que você vende na sua foto de perfil e até escrever o nome da marca como um complemento do seu próprio nome, por exemplo: “Thais da Vendah”. 

Usar a comunicação visual e escrita para destacar o seu trabalho só vai reforçá-lo ainda mais, lembrando constantemente as pessoas que falam com você sobre isso.

4. Defina mensagens padronizadas com tom de voz humanizado

Não são raras as ocasiões em que alguém te chama fora do horário comercial ou fora do horário em que você quer atender, certo? Por isso, vale a pena programar uma mensagem automática, que informa quando você poderá entrar em contato. 

O WhatsApp Business, por exemplo, exerce essa função. Se for inviável para você contar com ele no momento, deixe uma mensagem padrão salva no bloco de notas do celular para apenas copiar e colar quando necessário.

O ideal é que essa mensagem tenha uma saudação de boas-vindas, seu horário de atendimento e um agradecimento pelo contato. Lembre-se de escrever nesta mensagem o que você falaria pessoalmente, traga um tom de voz humano em suas mensagens, mas profissional também. 

5. Peça para salvarem seu número

Sempre que um possível cliente entrar em contato com você ou o contrário – você entrar em contato com ele – peça para que essa pessoa salve o seu número.

Isso vai aumentar a sua taxa de abertura de mensagens e conversão, especialmente quando estiver divulgando promoções e novidades. Isso acontece porque é muito mais provável que as pessoas abram e leiam mensagens de contatos salvos do que de números aleatórios.

6. Atenda com qualidade e rapidez

Por ser muito dinâmico, o WhatsApp é o canal de comunicação com o cliente que mais se aproxima de uma experiência de compra na loja. Por isso, evite demorar muito para responder, mande fotos e vídeos nítidos dos produtos e use todos os recursos de comunicação do app para se comunicar da forma que o cliente preferir – por áudio, chamada de voz, chamada de vídeo ou mensagens de texto.

Assim como em um atendimento presencial, o bom atendimento do vendedor faz toda a diferença na hora de apresentar os produtos e convencer o interessado a comprar. 

7. Divulgue conteúdos e promoções, mas com cuidado. Criar grupo onde só admin posta pode ser uma boa opção.

O WhatsApp também é uma rede social, mas é muito mais intimista do que as outras. Isso significa que você pode – e deve! – enviar novidades, promoções e dicas para seus contatos, mas tenha cuidado para não exagerar na frequência e muito cuidado com horários. 

O ideal é criar um cronograma para se organizar, organizando quantas e quais mensagens enviará por semana. Costuma ser bem produtivo criar um Grupo no Whatsapp onde só o administrador posta as novidades que está vendendo. Aí você copia o link do convite e envia para os seus contatos, lembrando-os de desativar as notificações para que não sejam incomodados durante o dia e que olhem quando for conveniente para eles. 

Depois que fizer isso, vale a pena conversar com alguns dos contatos individualmente para que os mesmos te dêem o feedback sobre a frequência das postagens, por exemplo.

Dica extra: Outras redes sociais são aliadas!

Ter perfis bem cuidados em outras redes sociais é fundamental para atrair e fidelizar clientes. No Instagram, você pode colocar um link na bio, que leva o usuário para a sua página de vendas ou para o seu WhatsApp, por exemplo. Ah, também lembre-se de inserir o link na descrição Grupo de Whatsapp que criou, muito importante.

Isso também vale para as outras redes sociais: todos os espaços livres para facilitar o acesso ao seu WhatsApp ou ao seu site devem ser usados para isso. 

Sobre a Vendah

A Vendah é uma startup de social commerce que, por meio de um aplicativo de revenda de produtos, garante renda extra a empreendedoras. Algumas das vantagens do modelo de negócio, para a empreendedora, é não precisar de investimento inicial para começar a vender, receber o pagamento da comissão em dois dias úteis, frete grátis para sua casa e não precisar fazer estoque em casa. Para o mercado, a Vendah tem o papel social de oferecer o acesso a produtos diversificados à uma população ainda sem o hábito de compras na internet, além de garantir a entrega em regiões nas quais os Correios ou transportadoras não atuam.

Fundada em maio de 2021 por Ilana Nasser (ex- Endeavor), Luis Felipe Franco (ex- Endeavor), Marcelo Canovas (ex-Liv Up) e Pedro Pedruzzi (ex-Amazon), a Vendah já tem mais de três mil empreendedoras ativas e atua em toda a Grande São Paulo e nos municípios de Americana, Campinas, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Nova Odessa, Osasco, Paulínia, Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré, Valinhos e Vinhedo. Para saber mais visite Link